A escola foi criada no dia 02 de setembro de 1969, pela portaria de nº
17 da Secretaria de Educação e Cultura do DF, denominada de Escola
Classe 113 Sul, sob a direção da professora Marilda Guimarães Mundim.
Em
23 de dezembro de 1994, na gestão da professora Maria Olinda Rodrigues
de Souza, de acordo com a resolução de nº 4.942, foi aprovada a
transformação da escola em Centro de Ensino de 1º grau n.º 4 de
Brasília.
A escola faz parte do patrimônio histórico da cidade. Tem a sua estrutura física protegida, não podendo ser ampliada.
Criada
para atender a um corpo discente de 1ª a 4ª série, atende hoje alunos
de 5ª a 8ª série. Assim sendo, são necessárias adaptações para uma
melhor utilização do seu espaço interno e externo, além da aquisição de
equipamentos e aumento dos recursos humanos, de maneira a favorecer as
condições do trabalho pedagógico.
A escola foi criada pela
necessidade de atender aos alunos da comunidade local, de estreitar as
suas relações com os moradores e contribuir mais efetivamente com o
grupo social em que está inserida.
Hoje, por possuir uma comunidade
escolar diversificada, oriunda das regiões administrativas e das cidades
do entorno do DF, o CEF 04 de Brasília passou a desenvolver o Projeto
Integração, a partir do ano de 1997, objetivando atender aos interesses
da comunidade, principalmente contando com a participação efetiva dos
pais.
Após vários anos atendendo a alunos especiais através de uma
sala para alunos deficientes auditivos, esta unidade de ensino tornou-se
inclusiva. Atende, desde então, alunos com necessidades educacionais
especiais: mental e física, inseridos em turmas regulares,
possibilitando à comunidade escolar uma convivência harmoniosa,
respeitando as diferenças.
Para atender a essa nova clientela, houve
adaptações do espaço físico da escola, com a criação de uma sala
destinada a apoiar os ANEE (alunos com necessidades educacionais
especiais), redução de alunos por turma e a necessidade de professores
especializados para elevar a qualidade no atendimento a esses alunos.
Por
alguns anos, contamos com três coordenadores pedagógicos, sendo um para
cada área do conhecimento, o que trouxe inúmeros benefícios no que diz
respeito à questão da qualidade do ensino.
Atualmente, contamos
apenas com uma coordenadora, dificultando a qualidade de atendimento aos
professores, aos pais, ao planejamento coletivo e ao desenvolvimento
das atividades.
A sala de leitura da escola, após vários anos
desativada, foi reinaugurada no dia 02 de setembro de 1999, aniversário
de 30 anos da escola, tendo como patrona a poetisa e escritora Cora
Coralina. Nesse espaço privilegiado, foram desenvolvidos vários projetos
que incentivaram o hábito da leitura como socialização do saber.
Fazem
parte da história desta escola, a Festa Junina dos Valores, a Feira de
Ciências e Cultura, Jogos da primavera, as Solenidades de Formatura da
8ª série, (principalmente os bailes) e as confraternizações para
funcionários, espaços que ampliam as possibilidades de socialização e
democratização do ensino.
A escola tem se destacado ao humanizar e
formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades, bem
como de seus direitos e propiciar sua inserção na sociedade de maneira
atuante e transformadora.
Em função do trabalho competente que os
profissionais desta instituição vêm desenvolvendo ao longo dos anos,
tivemos alunos que se destacaram no meio esportivo nacional,
participando dos Jogos Olímpicos.
Na área de conhecimentos,
participamos de concursos de literatura e de matemática, obtendo várias
premiações. Uma delas ocorreu no ano de 2006, quando o aluno Jetúlio
Hugo Borges Silva foi contemplado com medalha de ouro na Olimpíada de
Matemática das escolas públicas.
Também temos o prazer de possuir, em
nosso corpo docente, professores que já estagiaram ou estudaram
conosco, como alunos, e a satisfação de receber ex-alunos para visitas
ou trabalhos voluntários, comprovando que os nossos objetivos estão
sendo alcançados.
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