UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A escola foi criada no dia 02 de setembro de 1969, pela portaria de nº 17 da Secretaria de Educação e Cultura do DF, denominada de Escola Classe 113 Sul, sob a direção da professora Marilda Guimarães Mundim.
Em 23 de dezembro de 1994, na gestão da professora Maria Olinda Rodrigues de Souza, de acordo com a resolução de nº 4.942, foi aprovada a transformação da escola em Centro de Ensino de 1º grau n.º 4 de Brasília.
A escola faz parte do patrimônio histórico da cidade. Tem a sua estrutura física protegida, não podendo ser ampliada.
Criada para atender a um corpo discente de 1ª a 4ª série, atende hoje alunos de 5ª a 8ª série. Assim sendo, são necessárias adaptações para uma melhor utilização do seu espaço interno e externo, além da aquisição de equipamentos e aumento dos recursos humanos, de maneira a favorecer as condições do trabalho pedagógico.
A escola foi criada pela necessidade de atender aos alunos da comunidade local, de estreitar as suas relações com os moradores e contribuir mais efetivamente com o grupo social em que está inserida.
Hoje, por possuir uma comunidade escolar diversificada, oriunda das regiões administrativas e das cidades do entorno do DF, o CEF 04 de Brasília passou a desenvolver o Projeto Integração, a partir do ano de 1997, objetivando atender aos interesses da comunidade, principalmente contando com a participação efetiva dos pais.
Após vários anos atendendo a alunos especiais através de uma sala para alunos deficientes auditivos, esta unidade de ensino tornou-se inclusiva. Atende, desde então, alunos com necessidades educacionais especiais: mental e física, inseridos em turmas regulares, possibilitando à comunidade escolar uma convivência harmoniosa, respeitando as diferenças.
Para atender a essa nova clientela, houve adaptações do espaço físico da escola, com a criação de uma sala destinada a apoiar os ANEE (alunos com necessidades educacionais especiais), redução de alunos por turma e a necessidade de professores especializados para elevar a qualidade no atendimento a esses alunos.
Por alguns anos, contamos com três coordenadores pedagógicos, sendo um para cada área do conhecimento, o que trouxe inúmeros benefícios no que diz respeito à questão da qualidade do ensino.
Atualmente, contamos apenas com uma coordenadora, dificultando a qualidade de atendimento aos professores, aos pais, ao planejamento coletivo e ao desenvolvimento das atividades.
A sala de leitura da escola, após vários anos desativada, foi reinaugurada no dia 02 de setembro de 1999, aniversário de 30 anos da escola, tendo como patrona a poetisa e escritora Cora Coralina. Nesse espaço privilegiado, foram desenvolvidos vários projetos que incentivaram o hábito da leitura como socialização do saber.
Fazem parte da história desta escola, a Festa Junina dos Valores, a Feira de Ciências e Cultura, Jogos da primavera, as Solenidades de Formatura da 8ª série, (principalmente os bailes) e as confraternizações para funcionários, espaços que ampliam as possibilidades de socialização e democratização do ensino.
A escola tem se destacado ao humanizar e formar cidadãos críticos e conscientes de suas responsabilidades, bem como de seus direitos e propiciar sua inserção na sociedade de maneira atuante e transformadora.
Em função do trabalho competente que os profissionais desta instituição vêm desenvolvendo ao longo dos anos, tivemos alunos que se destacaram no meio esportivo nacional, participando dos Jogos Olímpicos.
Na área de conhecimentos, participamos de concursos de literatura e de matemática, obtendo várias premiações. Uma delas ocorreu no ano de 2006, quando o aluno Jetúlio Hugo Borges Silva foi contemplado com medalha de ouro na Olimpíada de Matemática das escolas públicas.
Também temos o prazer de possuir, em nosso corpo docente, professores que já estagiaram ou estudaram conosco, como alunos, e a satisfação de receber ex-alunos para visitas ou trabalhos voluntários, comprovando que os nossos objetivos estão sendo alcançados.

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